Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Terminal de Cabiúnas recebe a mostra “O Mar, A Pedra e O Pontal”

O Espaço Cultural do Terminal de Cabiúnas, da Transpetro, recebe, de 4 a 25 de outubro, a exposição “O Mar, A Pedra e O Pontal”.
Inspirada nos impactos do avanço do mar em Atafona, distrito de São João da Barra (RJ), a mostra gratuita reúne telas, fotos, esculturas e vídeos do artista plástico Sílvio Grego.

A evolução do mar em Atafona já fez desaparecer centenas de casas e, com elas, parte da história de seus antigos moradores. “O Mar, A Pedra e O Pontal” é o resultado de três anos de observação de Sílvio Grego sobre esse cenário. O artista usou fragmentos das residências destruídas em Atafona para compor suas obras.

Ele explica que não as nomeou, para que cada indivíduo as interpretasse com seu próprio olhar. “Acredito que Atafona é uma grande mistura de sentimentos. Quando esses sentimentos são materializados em um pedaço de concreto ou de azulejo passam a carregar um valor histórico. Se eu nomeio uma obra, interrompo o processo de leitura individual”, argumentou.

Para o artista, expor no Terminal de Cabiúnas é uma forma de estimular o lado criativo da força de trabalho e dos visitantes. “As pessoas que trabalham em áreas industriais geralmente estão envolvidas pelo conhecimento técnico para desenvolverem suas atividades. Levar arte para o Terminal é como ‘provocar’ os sentidos para algo novo”, disse Grego.

Sílvio Grego possui formação em história da arte, desenho, pintura e gravura em metal pela Escola de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O artista plástico também é o fundador presidente da ANFAV (Associação Norte Fluminense de Artes Visuais) e promove diversas mostras coletivas e individuais pelo País.

Serviço:

Exposição: “Mar, Pedra e Pontal”
Local: Espaço Cultural do Terminal Cabiúnas da Transpetro
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, km 188, Cabiúnas - Macaé - RJ
Data: 4 a 25 de outubro de 2011
Horário: das 8h às 16h
Agendamento de visitas: (22) 2761-1228

Nenhum comentário: