Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Prefeitura de Itaperuna constrói barragem com capacidade para 50 milhões de litros de água


Secretário Décio Zampier mostrou ao prefeito Paulada detalhes do projeto

A Prefeitura de Itaperuna/RJ, através da Secretaria Municipal de Agricultura, construiu uma barragem de terra na comunidade Nova Esperança (assentamento rural do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST), com capacidade para volume total acumulado de 50 milhões de litros de água, em uma área de 15.000 m2.

Na manhã de 11 de outubro, o prefeito Fernando Fernandes – Paulada, acompanhado do secretário Municipal de Agricultura Décio Zampier, estiveram visitando aquela localidade. De acordo com Paulada, o município não está medindo esforços para atender aos produtores rurais. Na oportunidade, o prefeito conversou com os agricultores e ratificou o compromisso da atual administração em ampliar as alternativas para o homem do campo.
Quem está com um sorriso fácil estampado na face é o agricultor Manoel Pereira da Silva. “Estou muito satisfeito com essa barragem. Vai melhorar muito a nossa vida. Essa obra veio na hora certa”, diz o agricultor que ultimamente tem plantado aipim, tomate, pimentão, abóbora, batata doce e banana.
De acordo com o secretário Décio Zampier, o município planejou e executou todo o processo da construção da barragem, bem como vem prestando assistência aos agricultores, para que eles possam ter condições de plantar, colher e comercializar a produção excedente. “A Secretaria de Agricultura, através do programa Fartura no Campo e com o apoio do prefeito Paulada, tem conseguido atender as necessidades do trabalhador rural”, destaca.
O programa Fartura no Campo busca aumentar a produtividade do trabalhador rural de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. A Secretaria de Agricultura disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor possa ter melhores condições de trabalho. Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, possibilitando ao produtor alternativas para a multiplicação da renda.
Assentamentos mais produtivos do Estado - a cidade de Itaperuna mais uma vez ganhou destaque no Estado do Rio de Janeiro. Depois de ser considerada a maior produtora de leite do Estado, segundo publicação do “Diagnóstico da cadeia produtiva de leite do Estado do Rio de Janeiro”, a cidade voltou chamar a atenção. É que o município possui os assentamentos rurais mais produtivos do Estado, sendo eles, Floresta de Belém e Nova Esperança.
Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural, o município ‘abraçou’ o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), através de uma parceria do SEBRAE, Banco do Brasil e Ministério da Integração Social, que conta com total apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos. Dessa forma, busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia. (Decom Itaperuna-RJ)

Nenhum comentário: