Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de junho de 2011

VOLTA DO DO PARQUE DO DESENGANO DE MOUNTAIN BIKE





LANÇAMENTO OFICIAL DO CIRCUITO de CICLOTURISMO VOLTA DO DESENGANO
VOLTAR


De 23 a 26 de Junho de 2011

Lançamento do 1° Circuito de Cicloturismo do Estado do Rio de Janeiro
O município de Santa Maria Madalena vai sediar o 1°Circuito de Cicloturismo, que será lançado no dia 23 de junho. Batizado como “Volta do Desengano”, por ter seu percurso de 188 km feito em torno do Parque Estadual do Desengano, o circuito terá duração de três dias, saindo de Santa Maria Madalena e passando pelos municípios de São Fidélis, Campos dos Goytacazes e retornando ao local de partida.
Este será o primeiro de uma série de roteiros que farão parte do Guia de Mountain Bike e Cicloturismo “Caminhos do Desengano” que será lançado em novembro durante o 10º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura. O projeto tem apoio da Prefeitura de Santa Maria Madalena, da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro - FECIERJ, do Instituto Estadual do Ambiente - INEA, da Via Pedal, do Clube de Cicloturismo do Brasil e do Conselho de Turismo de Santa Maria Madalena.

Programação
23/06
13:00 Passeio ciclístico por alguns pontos turísticos da cidade (Citytour)
No Centro de Visitantes da Sede do Parque Estadual do Desengano:
16:00 Abertura: palavras do Prefeito ou Secretários (Turismo ou Educação, Esporte e Cultura ou Planejamento), FECIERJ, INEA, Rodrigo Lima.
16:30 Apresentação do vídeo do Município
16:45 Apresentação do Circuito “Volta do Parque Estadual do Desengano”
17:00 Dúvidas
17:15 Coquetel de encerramento até as 18 horas
24/05
7:00 Saída de Santa Maria Madalena para São Fidélis
25/05
7:00 Saída de São Fidélis para Sossego do Imbé
26/06
7:00 Saída de Sossego do Imbé para Santa Maria Madalena

Como chegar
As estradas para Santa Maria Madalena/RJ, passando pelas principais rodovias, sejam federais ou estaduais, encontram-se em bom estado e com boa sinalização de segurança. Porém a sinalização indicativa do município é muito deficitária e dificilmente se encontra alguma referência em placas rodoviárias.
Entretanto, para chegar a Santa Maria Madalena é bastante fácil pegando algumas cidades como referência. Para quem vem das regiões mineiras de Juiz de Fora, Cataguases e Muriaé, e do Sul Fluminense (Resende, Volta Redonda, etc.) a referência é a cidade de Além Paraíba, distante 97,5 Km.
Quem vem da capital ou da região de Campos dos Goytacazes pela BR-101, a cidade referência é Conceição de Macabu a cerca de 40 minutos. Recomenda-se o uso do Google Maps através da internet em http://maps.google.com.br, conforme exemplos abaixo.

• Juiz de Fora/MG - Santa Maria Madalena/RJ:

• Rio de janeiro/RJ - Santa Maria Madalena/RJ:

O Cicloturismo
O Cicloturismo é uma atividade turística que utiliza a bicicleta como meio de transporte. É uma maneira saudável, econômica e ecológica de fazer turismo. O cicloturista vive intensamente o trajeto e interage com as pessoas do caminho. Esta modalidade articula o ecoturismo, o turismo rural, o turismo de aventura, o turismo cultural e o gastronômico. (Fonte: Circuitos de Cicloturismo: manual de incentivo e orientação para os municípios brasileiros)
Santa Maria Madalena destaca-se por seus atributos naturais e culturais, suas diversas opções de roteiros que atendem aos mais diversos públicos e sua infra-estrutura turística que vem melhorando nos últimos tempos.
Madalena tem recebido ciclistas e cicloturistas em diversas datas anuais e de diferentes estados como Minas e São Paulo. Na cidade há, inclusive, duas vezes ao ano, um passeio intitulado “Para os Braços de Dercy”, formado por grupos de ciclistas de Macaé e Campos, que pedalam de suas cidades até Madalena e retornam no dia seguinte.

Santa Maria Madalena - RJ
Santa Maria Madalena está localizada na Região Serrana, a 632 metros de altitude, possui 815 km² de área e população de 10.409 habitantes, sendo 5.530 na área urbana. É um dos maiores e mais antigos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

As primeiras notícias que se tem desta região remontam a 1835, mas sua emancipação e elevação a município veio em 08 de junho de 1862. Sua história seguiu o Ciclo do Café sendo um dos maiores produtores do país até o início do século passado. Hoje sua economia está pautada na agropecuária, mas o turismo vem se mostrando como a atividade de maior potencial para o desenvolvimento econômico e social do município.

Madalena é um lugar privilegiado. Berço de ilustres personalidades e de um povo acolhedor é conhecida nacionalmente como “terra de Dercy Gonçalves”.
Guarda um rico conjunto urbano-paisagístico formado pelo casario em estilo colonial cercado pela vegetação de suas serras que levou Santa Maria Madalena a ser reconhecida como Cidade Histórica pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Ar puro, trilhas, montanhas e cachoeiras unem-se a pousadas aconchegantes, à saborosa comida típica da região e a um rico calendário de eventos que oferecem o melhor para o turismo cultural, o ecoturismo e esportes na natureza.
Sediada numa região naturalmente exuberante, com afloramentos rochosos esculturais em abundância, Santa Maria Madalena foi eleita como Cidade da Geologia do Estado do Rio de Janeiro, pois apresenta todos os requisitos para ser o pólo da discussão geológica fluminense. Compondo este ambiente está um dos melhores climas do país com temperaturas que veriam entre 6 e 35ºC favorecendo o turismo e a qualidade de vida durante o ano inteiro.

O Parque Estadual do Desengano
O Parque Estadual do Desengano abrange uma área de 22.400 hectares e constitui o último grande remanescente contínuo de Mata Atlântica da Região Serrana, abrangendo os municípios de Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis. O Parque possui grande riqueza de biodiversidade, com raras espécies da fauna e flora. Seu relevo apresenta campos de altitude, grandes montanhas como o Pico do Desengano (1760m.), diversos rios, cachoeiras e florestas densas e preservadas.
No parque foi observado o Muriqui, o maior primata das Américas, altamente ameaçado de extinção. Esta descoberta atraiu a atenção da comunidade científica nacional e internacional e motivou investimentos em pesquisa e atividades conservacionistas.
A importância do Parque para a região representa as possibilidades de proteção da biodiversidade e manutenção dos serviços ambientais que junto às iniciativas de turismo sustentável poderão promover a melhoria da qualidade de vida no meio rural e urbano, a proteção de seus recursos bem como o desenvolvimento social, econômico e ambiental dos municípios que fazem parte do parque.

Em Madalena algumas opções de hospedagem são:
POUSADA KENTINHA - www.pousadakentinha.com.br
HOTEL GIRASSOL DA SERRA - www.hotelgirassoldaserra.com
HOTEL POUSADA VERBICARO - www.pousadaverbicaro.com.br
POUSADA ITAPORANGA - www.apousadaitaporanga.com.br

Em São Fidélis algumas opções de hospedagem são:
POUSADA BEIRA RIO - www.saofidelisrj.com.br
SOLAR HOTEL E RESTAURANTE - www.solarhotel.blogspot.com
POUSADA CACHOEIRA DO SALTO - Tel: (22) 2758-5871 / 8117-7117 / 9913-0847

Em Sossego a única opção será camping:
CONTATOS:Telefones
Tel.: (55) (21) 3576-3500
Cel: (55) (21) 8259-2579
VIA PEDAL.

Nenhum comentário: